Bolsa família bloqueado ou suspenso

BOLSA FAMÍLIA CANCELADO ou SUSPENSO – O que Fazer?

O Bolsa Família é um programa do governo federal que atualmente auxilia mais de 13 milhões de famílias em todo o Brasil. O programa funciona como uma transferência de renda para famílias pobres ou extremamente pobres a terem um pouco mais de dignidade. Veja sobre o Bolsa Família Cancelado ou Suspenso.

O programa Bolsa Família é o principal programa social do governo e ajuda milhões de famílias a darem mais qualidade de vida as suas crianças e adolescentes, além de melhor acesso à saúde e à educação.

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso
Bolsa Família Cancelado ou Suspenso

O que pode causar o bloqueio ou cancelamento

Para ter acesso ao Bolsa Família, o interessado deverá seguir alguns requisitos do programa, além de estar sempre atualizando o cadastro para continuar recebendo o benefício. Algumas situações que podem causar o bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família:

  • Se o cadastro estiver desatualizado;
  • Se o beneficiário não fizer os saques do benefício por um tempo mais longo;
  • Caso a família comece a ter uma renda maior que o máximo estipulado pelo programa;
  • Estiver com os dados incorretos;
  • Caso não faça o recadastramento obrigatório que acontece de tempos em tempos;
  • Caso não cumpra com o calendário de saúde proposto pelo Ministério da Saúde e não cumpra com a agenda escolar dos filhos ou dependentes.

A família precisa sempre ficar atenta ao seu cadastro e sempre estar atualizando-o. Se preferir fique atento também ao Calendário do Bolsa Família 2019.


Bolsa Família Cancelado

Se o beneficiário não cumprir os requisitos exigidos pelo governo federal, o seu Bolsa Família pode ser suspenso ou cancelado por prazo indeterminado.

Para resolver essa situação, o interessado deverá até o órgão de cadastro de sua cidade e atualizar levando todos os documentos pessoais e de comprovação de residência, histórico escolar e cartela de vacinas dos filhos ou dependentes.

O Bolsa Família cancelado é quando a família está em irregularidade ou não apresenta mais o perfil de participação do programa.

Bolsa Família Cancelado
Bolsa Família Cancelado

Bolsa Família Suspenso

Normalmente quando o Bolsa Família 2019 está suspenso é porque a família beneficiada está com o seu cadastro desatualizado. Caso o beneficiado responsável não atualize o cadastro por mais de 6 meses, ele perde o benefício.

Caso o seu Bolsa Família esteja suspenso, é preciso que o titular do benefício vá até uma unidade do CRAS de sua cidade e atualize o seu cadastro para ficar em dia com o benefício e continuar ajudando a sua família.

Bolsa família Suspenso
Bolsa família Suspenso

Como conseguir o benefício novamente

Caso seu benefício esteja suspenso é preciso:

  • Procurar a unidade CRAS da sua cidade;
  • Levar documentos pessoais e da família para atualizar o cadastro;
  • Caso o titular do benefício não tenha feito uma entrevista de recadastramento nos últimos dois anos é preciso fazê-lo.

Caso o cidadão tenha seu benefício cancelado:

  • O benefício só é cancelado caso a família esteja com alguma irregularidade ou não faça mais parte dos critérios exigidos pelo governo federal;
  • Para conseguir o benefício de volta, é preciso que o responsável faça todo o processo de pedido do benefício novamente.

Bolsa Família Cadastro

Cadastro Bolsa família 2019Para realizar o cadastro Bolsa Família é preciso:

  • CPF, RG, título de eleitor e cartão cidadão do responsável da família;
  • Certidão de nascimento ou casamento, CPF, RG, carteira de trabalho dos demais familiares e histórico escolar e cartão de vacinação das crianças e adolescentes;
  • Estar dentro dos critérios de família pobre ou extremamente pobre.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *