Bolsa Escola 2019

Bolsa Escola 2019: Cadastro, Calendário 2019

Bolsa Escola 2019 – Embora a economia brasileira represente uma das maiores do mundo, grande parte da população do país ainda vive em condições de pobreza e de extrema pobreza. Para sabe mais sobre o programa Bolsa Escola 2019, confira o texto que preparamos abaixo.

Assim, a fim de ajudar e incentivar esses indivíduos, os governos da república e dos estados passaram a ofertar, há quase duas décadas, diversos programas sociais. Destes, um dos que se destacam é o Bolsa Escola, sobre o qual será comentado ao suceder deste texto; leia-o e compreenda os principais pontos desse importante amparo.

Bolsa Escola 2019
Bolsa Escola 2019

Saiba Mais sobre os benefícios do Governo Federal:


Bolsa Escola 2019

O Bolsa Escola é um auxílio que foi desenvolvido exclusivamente pelo Maranhão, sendo gerenciado pela SEDES (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social).

Pontuando por ser concedido anualmente aos seus beneficiários, esse programa foi elaborado com o propósito de assegurar, às crianças e aos jovens de baixa renda, as condições necessárias para uma frequência satisfatória na escola.

Isso é efetivado a partir da concessão de um crédito aos pais necessitados, o qual poderá ser utilizado pelos mesmos para a obtenção dos materiais de que seus filhos precisam – tais como uniforme, calçados, mochila, caderno, lápis, borracha, entre outros.


Quem tem direito ao Bolsa Escola 2019?

Para que possa receber o Bolsa Escola, além de residir no Estado do Maranhão, o indivíduo deverá:

  • Ser responsável por um ou mais jovens que estejam na faixa etária de 04 a 17 anos e que estejam matriculados na rede pública de ensino;
  • Pertencer a uma família cuja renda mensal não ultrapasse os R$170,00 por pessoa;
  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Fazer parte do Programa Bolsa Família.


Bolsa Escola Valor

O valor do Bolsa Escola é de R$51,00 por criança ou adolescente em idade escolar da família, independentemente de quantos sejam os jovens pertencentes a cada núcleo.

Obs.: vale ressaltar que esse benefício não permanece disponível o ano inteiro, tendo a validade de apenas 90 dias após o seu desbloqueio.


Cartão do Bolsa Escola

Qualquer maranhense que esteja inscrito no Cadastro Único e que se enquadre nos requisitos descritos anteriormente tem direito ao Bolsa Escola, sendo automaticamente incluído nele.

No entanto, para que o beneficiário possa, de fato, usufruir desse auxílio, ele deverá ter a posse de um cartão do programa em seu nome. Este, que é enviado pela SEDES e substituído a cada 04 anos, apresenta-se como tão importante pois é o único que possibilita a compra dos aparatos escolares por meio do Bolsa Escola.

Obs.: caso a pessoa se enquadre nas categorias exigidas pelo programa, mas não tenha recebido ainda o seu cartão, ela deverá se dirigir ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo, para que possa se inteirar acerca do que aconteceu e sobre o que fazer para solucionar esse problema.


Bolsa Escola Saldo

Seguramente, a maneira mais conveniente de consultar o saldo do Bolsa Escola é por meio do canal eletrônico do programa. Para isto, o beneficiário deverá:

  • Entrar no site do Bolsa Escola;
  • Ir à área de “consulta ao benefício” e clicar em “consultar”;
  • Informar o seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Clicar em “buscar” e verificar se há ou não crédito disponível.
Consulta saldo Bolsa Escola 2019
Consulta saldo do Bolsa Escola 2019

 

Também é possível fazer essa consultação por meio dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e através da central telefônica designada ao Bolsa Escola, que é o 0800-098-1656.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *